Conveniência, promoções e preços baixos, variedade e qualidade são fatores que em geral afetam a escolha do consumidor por um supermercado. Mas será que só isso importa?

Uma vez dentro da loja, o que de fato faz o cliente comprar mais, demorar-se mais e, em alguns casos, tornar as compras um momento único, capaz de distinguir o seu supermercado dos demais e, o mais importante, tornar a sua concorrência irrelevante?

Isso chama-se Experiência: a capacidade do seu ambiente de loja tornar-se algo de extremo valor para o cliente, observando detalhes como iluminação, design de mobiliário, disposição de produtos, funcionalidade e inovação.

Obviamente, o consumidor não tem um checklist desses itens na mão ou um olhar técnico, mas ele sente o bem-estar, o conforto, a sensação positiva e estimulante de um PDV perfeito para realizar suas compras. E claro, retornar sempre.

Segundo Ronaldo dos Santos, presidente da APAS, “os supermercados estão vivendo a era de grandes expectativas dos clientes. Eles esperam diferentes experiências em canais diversos, comparam preços, procuram informações nos meios digitais e nas lojas físicas”.

 Somado a isso, 81% da decisão de compra continua acontecendo no ponto-de-venda, segundo último levantamento da POPAI Brasil. Ou seja, quanto mais adequada a exposição de produtos e mais atrativa e inteligente a jornada do consumidor dentro da loja, melhores serão os resultados comerciais do estabelecimento.

 Razões para cuidar melhor dos corredores de sua loja não faltam. Guarde essa palavra: Experiência. Você está pronto para dar isso a seus clientes?