Como posicionar sua marca em tempos de crise?

O branding de uma empresa e, principalmente, a forma como ela se posiciona revela qual é a sua preocupação com seus consumidores e está diretamente relacionado às vendas.

Vamos pegar como exemplo o momento recente. Se um mercado (setor que pode continuar aberto durante esse período) não adotar medidas de prevenção e cuidados de higiene, qual a impressão que ele passa para o seu público? A imagem de descaso e descuido.

A postura que o seu negócio mantém hoje é a marca que ficará registrada na memória da sua clientela.

Há até pesquisas que comprovam isso. A SuperVarejo (um dos grandes veículos de imprensa sobre o setor supermercadista) mostrou uma pesquisa feito pelo Instituto de Pesquisa & Data Analytics Croma Insights sobre quais são as 20 marcas que os brasileiros mais estão se lembrando neste momento de pandemia. As empresas mais citadas foram aquelas que adotaram medidas e ações que vão além da natureza de seus próprios negócios, como doações de equipamentos e produção de álcool em gel para a população.

No interior de São Paulo, uma rede de supermercados doou R$ 1 milhão, sendo metade do valor destinado à doação de equipamentos para hospitais e a outra parte voltada à produção de cestas básicas e kits de higiene para a população em maior vulnerabilidade no momento.

Com o isolamento social, as pessoas estão carentes de informações e entretenimento. As empresas que estão adotando uma visão mais empática e agregadora estão conseguindo produzir ofertas mais criativas e, como consequência, estão ganhando mais destaque entre a população.

Cada vez mais, o público está se tornando crítico em relação ao consumo e espera que suas marcas adotem medidas em prol da sociedade e do meio ambiente – e isso também vale para o setor dos supermercados.

O que você pode fazer para cativar ainda mais a sua freguesia? Avaliar o comportamento do seu consumidor e usar a criatividade como principal aliada neste momento são algumas das ferramentas essenciais para se construir um futuro grandioso.

Fonte de pesquisa:

https://supervarejosa.blob.core.windows.net/media/Default/Not%C3%ADcias/pesquisa_marcas_Croma.jpg