A importância do online com o off-line no setor supermercadista

A Era Digital está em muitas das coisas que fazemos no dia a dia. Hoje, o comércio eletrônico é essencial para tudo relacionado à promoção de produtos, preços, análises, prospecção de clientes, desenvolvimento de conteúdo e por aí vai.

No setor supermercadista, 2020 está sendo um ano de aumentos extraordinários em vendas via e-commerce. Segundo um levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), alguns supermercados online chegaram a registrar um aumento de mais de 180% em transações nas categorias alimentos, bebidas, beleza e saúde.

A importância da loja física

Isso, no entanto, não significa que lojas físicas estejam com os dias contados. Muito pelo contrário: pesquisas revelam que produtos perecíveis, como os da seção de Hortifrúti, ainda são comprados presencialmente, como abordamos em nossa matéria “Mesmo com e-commerces, brasileiros preferem ir aos supermercados, diz estudo”.

A união do digital com o físico

Mesmo que o seu foco principal seja o varejo físico, é importante que seu negócio proporcione uma experiência 360º com o seu consumidor, via redes sociais, sites e/ou aplicativos. Isto porque o celular é uma faceta importante da experiência digital moderna.

Segundo uma pesquisa feito pelo Statista (portal online de estatísticas), estima-se que cerca de 4 bilhões de usuários de celulares pelo mundo, em abril de 2019.

Quanto mais as pessoas usam os dispositivos móveis, maiores serão os clientes que buscam alternativas convenientes de fazer compras usando seu smartphone.

Fazer a integração do online com o offiline permite que você esteja sempre presente no dia a dia destes usuários, seja informando promoções, oferecendo novos serviços ou pesquisando sobre o comportamento de cada consumidor.

Acompanhar as tendências e analisar como seu cliente está se comportando permite que você entregue soluções mais assertivas e rentáveis para seu negócio.

FONTES:

https://www.statista.com/statistics/330695/number-of-smartphone-users-worldwide/  https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/transacoes-em-supermercados-online-aumentam-com-coronavirus/   https://www.bigcommerce.com/blog/digital-commerce-trends/#8-key-digital-commerce-trends   https://www.qualtrics.com/experience-management/customer/what-is-digital-cx/