Sustentabilidade é a tendência principal no varejo mundial

O compromisso da indústria com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente estão influenciando a tomada de decisão dos investidores e a compra do consumidor final.

Um dos termômetros para medir o comprometimento de cada negócio com estas questões é a sigla “ESG” – termo em inglês que se refere às práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa. Em suma, as letras podem ser usadas para dizer o quanto uma companhia busca minimizar os impactos no meio ambiente, ter responsabilidade social e melhorar os processos administrativos.

A ESG E O BRASIL

Nacionalmente, uma empresa que vem se destacando no assunto é a JBS.

A companhia criou um fundo para conservação e uso sustentável da Floresta Amazônica. O intuito é fomentar o desenvolvimento sustentável do bioma e melhorar a qualidade de vida dos moradores da região.

Mudanças como estão sendo vistas com bons olhos pelos consumidores.

O estudo “Green is the New Black” da Nielsen revelou que, no final de 2019, cerca de 32% dos brasileiros dizem que um consumo mais sustentável está entre os 3 maiores fatores de decisão de compra. E isso engloba não somente a preocupação com o meio ambiente, mas também o uso de embalagens mais sustentáveis, ingredientes naturais e proibição de testes em animais.

A ESG E O MUNDO

A The Lego Group, empresa dinamarquesa, criou o programa Lego Replay em sua sede nos EUA.

Os clientes podem enviar gratuitamente suas peças (antigas ou não) para a empresa social Give Back Box, responsável por limpar e embalar novamente os brinquedos para doar às instituições americanas sem fins lucrativos.

O projeto surgiu após a empresa realizar uma pesquisa que mostrou que cerca de 35% de seus consumidores participariam de um programa de devolução, caso ele existisse.

Além disso, a companhia tem o objetivo de tornar seus produtos completamente sustentáveis até 2030 e divulga publicamente todos seus relatórios em seu próprio site.

Exemplos não faltam para mostrar que a principal e mais importante tendência de mercado é a preservação do nosso planeta.

Conheça os expositores ProMarket para o setor de bebidas e alimentos

Fonte da Pesquisa:

https://veja.abril.com.br/blog/radar-economico/jbs-coloca-sustentabilidade-como-norte-e-se-qualifica-para-carteira-da-b3/

https://www.consumidormoderno.com.br/2019/10/09/sustentabilidade-preocupacao-consumidor/https://www.consumidormoderno.com.br/2019/10/07/marcas-sustentaveis-brasileiras/

https://www.consumidormoderno.com.br/2019/10/08/lego-pecas-velhas-reutilizar/https://www.lego.com/en-us/aboutus/sustainability/reporting/#section-9

https://www.nielsen.com/br/pt/insights/article/2019/produtos-sustentaveis-de-higiene-beleza-crescem-em-consumo-e-aumentam-participacao-no-faturamento-da-industria/

Expositores funcionais e de alta qualidade facilitam a limpeza e gerenciamento do estoque.
Confira as soluções da ProMarket.