A Inteligência Artificial (IA) tem se mostrado uma ferramenta essencial na transformação de diversos setores da economia, bem como, o setor de supermercados. Seja na previsão de tendências de consumo, na otimização de estoque, na personalização da experiência do cliente ou na implementação de chatbots eficientes.
Portanto a IA tem reinventado as formas de operação e atendimento ao cliente nessa área.
IA e E-commerce: Uma Combinação Poderosa
Um exemplo prático de integração da IA ocorre com o uso do ChatGPT, uma ferramenta de IA, a princípio é capaz de produzir textos e responder dúvidas dos usuários. Utilizado originalmente no e-commerce do Grupo Supernosso, o ChatGPT, foi fundamental para atualizar as informações de mais de 15 mil produtos na plataforma, o que atraiu 2.500 novos clientes.

Com o auxílio da IA, o tempo médio de 30 dias para ativação de produtos nas plataformas digitais foi reduzido para apenas um dia. Esse tempo inclui a revisão de nome, foto, descrição comercial e informações de uso do produto. Assim com a redução desse tempo, significa que os produtos podem ser disponibilizados para venda de forma muito mais rápida. Permitindo então, que supermercados reajam mais eficientemente à demanda dos clientes.
Impulsionando Vendas com IA

A IA também pode ter impactos diretos e mensuráveis nas vendas. Apenas 20 dias após a implementação do ChatGPT, a encontrabilidade dos produtos nas ferramentas de busca do site do Grupo Supernosso teve um avanço de 11,7%. Esse aumento resultou em um incremento expressivo nas vendas, principalmente de produtos que antes possuíam nomes abreviados, sem foto ou com informações incompletas.
IA nas Lojas Físicas: Aprimorando a Experiência do Cliente

A IA não se limita apenas ao ambiente digital. As lojas físicas também podem empregá-la para melhorar a experiência do cliente. Uma ideia em desenvolvimento é permitir que os clientes usem o ChatGPT, para assim, buscar instruções de uso e recomendações de receitas de um determinado produto em monitores nas lojas, ao escanear o código de barras do produto. Essa implementação pode resultar em uma experiência de compra mais interativa e personalizada.
Ao observar a aplicação bem-sucedida da IA no setor de supermercados, fica evidente o incrível potencial desta tecnologia. A IA não só melhora a eficiência operacional, como também eleva a experiência de compra do cliente a um novo nível. À medida que avançamos, podemos esperar cada vez mais integrações inovadoras de IA, que estão redefinindo a maneira como compramos e vendem.
Se você deseja saber mais sobre como a IA pode beneficiar o seu negócio, não hesite em entrar em contato conosco.
Fonte: Clique aqui!