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O futuro do supermercado: tendências para o segmento

Durante o período da pandemia, o modelo online teve um grande crescimento, principalmente no setor varejista em geral. Isso impactou diretamente os supermercados, pois a tradicional concorrência física se ampliou para o mundo digital e agora diversas empresas passaram a atrair a atenção desse cliente.

Para superar essa concorrência e manter a boa rentabilidade, os supermercados precisam passar por uma reinvenção na forma de atender os clientes.

Hoje, os motivos que levam essas pessoas até os supermercados representam grandes vantagens do segmento: 41% vai por lazer e 33% devido aos serviços adicionais (Mckinsey).

Para lidar com o avanço do digital, as lojas precisam explorar suas vantagens e reinventar seus serviços, para atender os consumidores que estão mais exigentes e buscando por uma experiência de compra mais prática e rápida.

As tendências para o seguimento.

A chave para promover essa reinvenção nos supermercados está nas tendências previstas para o segmento. Confira abaixo quais são:

– Mini loja – Tendência do conceito de ultra conveniência

Diante dessa busca do consumidor por conveniência e compras rápidas, grandes lojas já não são tão adequadas às demandas dos consumidores. Por isso, o conceito de ultra conveniência é a tendência para os próximos anos.

Nessa proposta, o objetivo é estar ainda mais próximo do cliente, como se fosse a extensão da despesa dele. Para isso, o formato adotado é de mini lojas ou as chamadas conveniência, que são bem pequenas e contam com produtos essenciais aos clientes

As mini lojas são tendências porque elas oferecem o máximo de conforto e praticidade aos clientes, oferecendo produtos selecionados e diversificados, pensando nas demandas básicas do dia a dia.

– Melhoria na experiência de consumo através de 4 pilares: experimental, Exclusivo, Social e Fluído

Paralelo à praticidade e conveniência, as pessoas estão buscando por lojas que valorizam a experiência de consumo. Nesse sentido, um bom modelo a ser seguido é o do Grupo Pão de Açúcar que, para reinventar sua atuação, focou no consumidor e englobou quatro pilares de experiência: experimental, exclusivo, social e fluído.

Nessa proposta, todo layout é construído para revitalizar o fluxo na loja, há uma integração de transformação digital junto ao processo de compra, maior valorização dos espaços verdes e seções de produtos sustentáveis, além do amplo mix de produtos com opções de qualidade premium. Também é feita a criação de espaços de convivência com produtos prontos para o consumo.

Tudo isso gera uma experiência marcante para o cliente e o atraia para recompra.

– Loja conceito que transforma a jornada de compra em entretenimento

 

A loja conceito é um tipo de negócio que promove maior interação do consumidor no espaço da loja, com o intuito de gerar uma experiência de compra diferenciada. Além de expor os produtos, os ambientes geram uma verdadeira imersão do cliente naquele universo, por diversos estímulos visuais, sensoriais e físicos. Isso transforma a jornada do cliente, tornando o momento da compra um evento inesquecível.

Utilizar essa tendência tem gerado maior conexão com o público e, consequentemente, mais fidelização de clientes.

– Atendimento personalizado

Por fim, e não menos importante, está a contínua personalização do atendimento. Ela é crucial para fidelização do cliente e diferenciação da concorrência.

Além do básico, atender bem, é investir em tecnologia para conhecer mais o cliente, mensurar o nível de satisfação dele e assim propor soluções mais personalizadas. Quanto mais específico, melhor será a experiência do consumidor. O cliente deixará de ser apenas um comprador e pode se tornar um fã e propagador positivo da sua loja.

Para superar o desafio das quedas nas vendas, os supermercados precisam se reinventar e responder com rapidez às tendências que anunciam seu futuro. É preciso acompanhar o novo formato sugerido para o varejo e buscar se adequar ao conceito de ultra conveniência e/ou de lojas conceito. Também é necessário centralizar as ações na experiência de consumidor, realizando ações e atendimentos hiper personalizados, capazes de unir o ambiente físico com o digital (o chamado Phygital).

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