Blog

Adegas: estratégia para supermercados venderem mais vinhos no inverno

No inverno, a Adega é um dos setores mais visitados pelos apreciadores de vinhos. A bebida ajuda a esquentar o corpo, minimizando assim os impactos do clima da estação.

Mas o frio não é o único motivo que impulsiona o consumo de vinhos!

Muitos consumidores aproveitam a época para promover encontros intimistas em casa. Dessa forma, comida saborosa e boas bebidas são itens indispensáveis nessas reuniões. Entre as preferências, o vinho é o principal protagonista.

Em 2022, uma pesquisa do clube de assinatura Wine, em parceria com a MindMiners, revelou que cerca de 49% dos brasileiros preferiam essa bebida e 43% deles escolhiam o vinho para um jantar especial ou recepção de convidados em casa.

Atualmente, há um crescimento contínuo no mercado de vinhos e, por isso, investir em uma Adega exclusiva da bebida é uma excelente oportunidade para supermercados aumentarem as vendas no inverno.

Por que montar uma Adega no supermercado?

Segundo a Associação Brasileira de Sommeliers (ABSRS), aos cerca de 24 milhões de consumidores contabilizados até a pandemia, agregaram-se novos 20 milhões que passaram a beber vinho uma vez por mês a partir de 2020.

A pandemia também impulsionou o crescimento da demanda nos mercados. Assim como, muitos varejistas ampliaram o estoque de vinho em suas redes para atender os novos consumidores da bebida. Hoje, o setor de supermercados representa quase 70% das vendas de vinhos no Brasil (Abras).

Além disso, pesquisas revelam que:

– a população de consumidores regulares de vinho dobrou nos últimos 12 anos, passando de 22 milhões em 2010 para 44 milhões em 2022 (Wine Intelligence);

– mais de 20,2 milhões de litros de vinho foram consumidos no país, entre 2016 e 2021 (Wine Intelligence);

– até 2026, o volume de consumo pode ser o dobro de 20,2 milhões de litros (Euromonitor International).

Para 2024, o segmento deve continuar em expansão e com expectativa de crescimento superpositiva.

É uma excelente oportunidade para alavancar o setor de bebidas e impulsionar as vendas no inverno.

Mas lembre-se: os apreciadores de vinho buscam por uma experiência de compra diferenciada. Mais do que amplo estoque de produtos, deve oferecer um bom ambiente de loja.

Estratégias para montar a Adega nos supermercados.

A adega é responsável pela exposição de bebidas de alta qualidade, bem como preços mais caros e alto valor agregado. Por isso, os consumidores do setor são bem exigentes quanto o assunto é boa experiência de compra.

Oferecer uma experiência personalizada, com ambiente atrativo, mix diversificado e recomendações precisas, vai fazer toda diferença na fidelização dos clientes.

Use duas estratégias para montar uma adega atrativa:

1. Investir na boa apresentação do ambiente

O espaço deve ser projetado com layout atrativo, explorando estímulos visuais e estéticos que atraiam os consumidores. Além disso, da definição da iluminação até a escolha dos móveis, o objetivo é chamar a atenção do cliente e fazê-lo se sentir à vontade para escolher suas bebidas.

A iluminação e a temperatura contribuem para a sensação de bem-estar durante a compra. Ou seja, pode aumentar o tempo de permanência do cliente na loja. Já os expositores de madeira, agregam valor ao ambiente, gerando a percepção de maior qualidade.

Na ProMarket, por exemplo, os expositores para Adega são projetados com madeira de alta sofisticação no acabamento, resistência e robustez. Além de deixar o ambiente bonito, garante mais segurança no armazenamento das bebidas.

Promova grande impacto visual com o layout da Adega. Isso vai despertar o interesse pela compra.

2. Expor os produtos de forma segura e funcional

Lembre-se que o cliente da Adega é exigente e busca por uma experiência diferenciada.

Primeiramente, na montagem do espaço, utilize móveis que garantem a exposição dos vinhos de forma organizada e segura. Invista em expositores que facilitem a leitura dos rótulos de cada bebida, sem o risco de causar acidentes.

O expositor para adega deve ser capaz de suportar alto volume de carga e facilitar a disposição de vinhos e bebidas finas, desse modo, permitindo que os apreciadores façam a melhor compra.

Dessa forma, englobar esses elementos vai proporcionar uma experiência única na Adega, fortalecendo o vínculo entre sua loja e o cliente.

Assista o vídeo e descubra algumas dicas que te ajudarão a aumentar as vendas da sua Adega

Case de sucesso: Adega Subterrânea – Supermercado Royal

O Supermercado Royal, localizado em Volta Redonda-RJ, construiu seu espaço de bebidas e vinhos a partir do conceito de Adega Subterrânea – ou seja, uma estratégia inspirada nos modelos Europeus.

Pensada para ser um ambiente agradável e acolhedor para os visitantes, a Adega do Supermercado Royal foi desenvolvida com layout e elementos estéticos que remetem às adegas de vinícolas. Contudo, o resultado foi um espaço exclusivo para a exposição de vinhos, diferente de tudo que você já viu!

Em parceria com o Supermercado Royal, a ProMarket desenvolveu o planejamento do layout dos expositores, seguindo as duas estratégias para montagem da adega:

Layout com grande impacto visual

Buscando construir um espaço bonito e com uma atmosfera intimista, diversos elementos estéticos foram combinados para melhor acolher o cliente: expositores de madeira, paredes com tijolinhos, iluminação direcionada e luzes amarelas. Dessa forma, o resultado gerou um ambiente bem aconchegante, projetado para atender cada detalhe da jornada de experiência do consumidor.

Exposição atrativa e segura

Portanto, para garantir total funcionalidade na adega e evitar a oxidação dos vinhos, o layout de armazenamento e exposição receberam móveis de madeira projetados com estrutura robusta, alta resistência e níveis de inclinação.

Além de valorizar e facilitar a identificação dos rótulos, esses recursos ajudaram a manter a qualidade e a conservação das propriedades do vinho.

Onde encontrar bons expositores para vinho?

Para montar uma boa Adega, é importante escolher bons móveis de madeira, fabricados exclusivamente para a exposição de bebidas e vinhos.

A ProMarket é especialista nessas soluções e pioneira em expositores de madeira. Desde 1997 desenvolvemos móveis para deixar os ambientes mais harmoniosos e funcionais, tornando as lojas mais atrativas e rentáveis.

Com o crescimento das vendas de vinho nos supermercados, fomos levados a desenvolver um catálogo exclusivo para Adegas. Hoje, contamos com diferentes móveis de madeira para o setor de bebidas e vinhos, com foco na boa experiência do cliente.

Conheça agora nosso catálogo e aqueça suas vendas neste inverno com as soluções de adegas da ProMarket.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp