Em algum momento do seu dia, da sua semana, você vai se ver exatamente nessa condição: somos todos consumidores. Para você ter uma ideia, 9 em cada 10 brasileiros têm os supermercados como o principal local de compras, com 81% deles deslocando-se, no mínimo, duas vezes por mês a uma loja.

Somos incrivelmente fiéis à rotina de frequentar supermercados. Mas no que difere um supermercado do outro?  A experiência que vivemos dentro dele.

Você gosta de inovação? Saiba que seu cliente também. Participa de algum programa de fidelidade? Sua clientela também. Você se sente mais valorizado dentro de um PDV bonito, organizado, atual? Seu cliente vibra com um ambiente desses e até se demora mais dentro dele, e claro, compra muito mais.

Oferecer experiência é isso e um pouco mais. Fazer com que o cliente note que você dedica tempo a ele. Veja algumas ideias:

  1. Ofereça um espaço “pet friendly” para que os consumidores que estejam passeando com seus cachorros possam fazer compras sem preocupação com seus bichinhos.
  2. Crie degustações na adega com orientação de sommeliers para ampliar o conhecimento e o interesse por vinhos da sua loja.
  3. Aulas de culinária sobre doces e panificados podem dar um novo sentido à sua padaria, criando vínculos valiosos entre os seus colaboradores e cliente.
  4. Demonstre seu interesse e propósito em atender bem a todos, não importam as deficiências físicas e intelectuais, com sinalização, mobiliário e práticas adequadas, focando na acessibilidade para todos e na diversidade.

No final oferecer experiência é mostrar que você se importa. Essa é a inovação que jamais pode cessar na sua empresa: tratar o cliente como você gosta de ser tratado!