Melhore o layout da sua loja.

Uma imagem vale mais que mil palavras. No setor supermercadista, essa frase parece ter efeito ainda mais poderoso!

Muito mais do que oferecer produtos de alta procura e ótima qualidade, a disposição e organização com que eles são projetados colaboram com o desempenho das suas vendas. O grande desafio para obter um excelente resultado é trabalhar o layout de cada setor para que a experiência do consumidor seja positiva.

Para exemplificar, reunimos aqui 4 dicas de boas práticas:

  • Organizar e posicionar os produtos estrategicamente

Além de chamar a atenção e despertar o desejo de compra, trabalhar a organização de uma prateleira ou bancada ajuda a otimizar o trabalho dos seus funcionários e permite uma melhor gestão de estoque.

A ideia é trabalhar em níveis:

Na parte mais alta: Aqui, a sugestão é colocar os produtos de menor procura, destinados a públicos específicos;

Na altura dos olhos: A área nobre do mercado, aonde ficam aqueles itens mais vendidos e procurados. Por ser uma região de maior visibilidade, a ideia é colocar aqueles produtos mais “desejados” – assim, você consegue atingir o maior nível de lucratividade;

Na região da cintura: Esse lugar também tem grande destaque, mas como o campo de visão não é tão favorecido, a sugestão é deixar aqui aquelas mercadorias essenciais. São aqueles materiais sempre procurados pelos consumidores, independente da onde estiverem;

Mais próximo ao chão: Ficam os produtos pesados. Isso ajudar a reduzir as possibilidades de acidentes ou perda de materiais por manuseio errado de clientes e/ou funcionários.

  • Estar atento aos períodos sazonais

Datas comemorativas são épocas perfeitas para aumentar as vendas. Aproveite a comunicação visual para deixar expostos todos aqueles produtos que irão trazer resultados positivos.

  • Analisar quais setores são mais acessados por sua clientela

Outro ponto muito importante a se considerar é a arquitetura da sua loja. Como você pode aproveitar ao máximo todos os espaços? Analisar quais áreas são mais frequentadas por sua freguesia ajuda a disponibilizar os itens em posições estratégicas e conseguir um equilíbrio nas vendas.

  • Iluminação estratégica para chamar atenção

Gôndolas e vascas iluminadas ajudam a destacar os produtos que ficam mais ao fundo da loja. O mesmo vale para o setor de Hortifrúti.

Tudo tem que ser muito bem pensado! Projetar os layouts do seu supermercado de forma estratégica é fundamental para tornar a experiência do cliente eficiente e fidelizar sempre.

Precisa de ajuda na escolha de expositores ideias para o seu negócio? Nós da ProMarket somos especialistas no assunto! Entre em contato com a gente, vai ser um prazer ajudar você!