Oportunidades e desafios do varejo mundial, segundo especialistas

Recentemente, aconteceu o Fresh Summit Digital, o maior e mais relevante evento mundial do setor de FFLV (Flores, Frutas, Legumes e Verduras). Promovido pela Produce Marketing Association (PMA), o encontro teve como desafio central discutir o futuro do setor pós-pandemia.
Em formato virtual, a edição trouxe palestras focadas em diversas áreas: engajamento do consumidor, resiliência, inspiração para um mundo mais saudável, marketing, desafios e oportunidades internacionais, criatividade e lideranças femininas.

 

Confira um dos destaques:

Oportunidades e desafios do momento

Dos tópicos abordados em um dos encontros, houve uma reflexão sobre a migração para o trabalho 100% remoto em equipes de algumas empresas.
Segundo especialistas, essa mudança do presencial para o virtual pode trazer alguns desafios. Beth Newlands Campbell, vice-presidente executiva do departamento de Supermercados da Giant Eagle aponta um deles: “Um dos perigos que vejo pela frente é como vamos desenvolver pessoas? Os treinamentos e o desenvolvimento estão sendo esquecidos neste momento”.

O trabalho remoto e as previsões para o futuro

Os novos formatos de trabalhos híbridos (no qual uma parte da equipe trabalha remotamente e outra permanece presencial) trouxe importantes reflexões, como a observada por Johnny C. Taylor Jr, presidente e CEO da SHRM (Society for Human Resource Management). A empresa é considerada a maior associação de RH, com sede nos EUA.

Para Taylor, “se por um lado o trabalho remoto oferece vantagens, como por exemplo, poder recrutar uma pessoa, independente do lugar em que ela esteja ou do fuso horário, pelo outro, agindo nesse modo híbrido, nos próximos 10 anos uma empresa pode passar a adotar sutilmente duas culturas distintas, ao ponto de quem trabalhar remotamente não estar inserido na construção de uma relação corporativa diária, nem ter maior visibilidade ou oportunidades de mentoria por conta disso”.

Em tempos aonde tudo ainda é muito novo, talvez a melhor saída seja analisar as vantagens e desvantagens em todos os processos para obter os melhores resultados.

 

Fontes de pesquisa:
https://www.supervarejo.com.br/materias/licoes-que-a-pandemia-tem-deixado-para-o-varejo-mundial
https://www.shrm.org/
https://revistacampoenegocios.com.br/evento-mundial-do-setor-de-hortifruti-se-torna-digital/
https://www.pma.com/events/freshsummit