As características do novo líder

Foi-se o tempo em que ter um cargo de chefia significava ter uma postura centralizadora. O ano de 2020 mostrou que ser líder é ter uma gestão mais agregadora, empática e humana.
É o que acredita Marcelo Arone (headhunter e especialista em recolocação executiva) em uma entrevista à SA Varejo.

Na matéria, Arone cita 5 características que devem ser observadas por empresas na hora de escolher um líder. São elas:

Descentralizador
Saber delegar tarefas e observar as qualidades do time são cruciais para que o líder do futuro saiba delegar certo. “A pandemia veio mostrar, entre outras coisas, que precisamos muito mais uns dos outros do que imaginamos, e é por isso que o líder precisa ser agregador”, diz Arone.

Empático (a)
Ter inteligência emocional e empatia são cruciais para perceber os limites e as qualidades de cada um da equipe. Esse olhar atento permite ao líder extrair o melhor que seu time possa oferecer à empresa.

Exemplo para todos
Os colaboradores que possuem cargos de liderança são detentores da cultura da empresa. Por isso, é fundamental que ele inspire e engaje a equipe com seus próprios exemplos.

Ágil e conectado (a)
Para o especialista, “o novo líder terá que ser ágil, atualizado, conectado com as tendências do negócio em si, do mercado, da cultura da empresa que ele atua. […] É preciso que seja alguém que, diante das incertezas, estude, avalie e busque soluções de forma ágil e conectada com o futuro”.

Legado
Neste último passo, Marcelo Arone sugere “observar se [o profissional] teve ciclos sólidos na carreira dele, ou se teve passagens mais superficiais em outras companhias”.

Mas, acima de tudo, o headhunter afirma: “mesmo seguindo com foco na produtividade e no resultado, o novo líder precisa ser cada vez mais humano”.

Expositores funcionais e de alta qualidade facilitam a limpeza e gerenciamento do estoque.
Confira as soluções da ProMarket.

 

Fonte de pesquisa: https://www.savarejo.com.br/detalhe/simples-assim-sa/headhunter-explica-os-5-passos-para-escolher-o-lider-certo-para-seu-time