A ProMarket celebra o segundo aniversário do Projeto Therezinha com um marco especial: mais de 15 mil pessoas beneficiadas em Agudos e região, por meio do cumprimento da Agenda ESG e das diversas iniciativas sociais para promover qualidade de vida à comunidade local.
A comemoração do aniversário do Projeto Therezinha marca o avanço de um legado que atravessa gerações e hoje impacta mais de 15 mil pessoas na cidade de Agudos (SP) e região.
Mais do que uma iniciativa de ESG, o projeto é uma resposta aos aprendizados familiares recebidos pelos fundadores da ProMarket. Estes, cresceram aprendendo com seus pais valores como honra ao trabalho, perseverança e compaixão com o próximo. Isso tornou a excelência e o altruísmo valores fundamentais na cultura da empresa e suas iniciativas.
Por isso, antes de celebrar o cumprimento de qualquer conceito moderno de responsabilidade social empresarial, o aniversário do Projeto Therezinha marca a continuidade de um legado.
O legado por trás do Projeto Therezinha
Embora idealizado somente em setembro de 2022, o Projeto Therezinha tem suas origens muito antes da fundação da ProMarket. Mais especificamente, nasceu no seio da família do sr. Zeca Benjamin e Dona Therezinha com seus oito filhos – uma família simples que cultivava valores como perseverança, otimismo e honra pelos compromissos assumidos

Enquanto sr. Benjamin compartilhava princípios de hombridade e excelência no trabalho, Dona Therezinha deixava um legado altruísta para os filhos. Anos depois, em 1997, dois deles se juntaram e criaram a ProMarket com o objetivo de ser a melhor do Brasil no que faz, sem deixar de lado a compaixão para com o outro.
Em homenagem à matriarca da família, foi criado o Projeto Therezinha com o objetivo de promover o bem-estar social às populações menos favorecidas na comunidade local.
Mais do que incentivar campanhas com sua marca, a ProMarket desejava promover iniciativas que, de fato, transformassem a realidade das pessoas, principalmente das crianças.
Hoje, o legado deixado por Dona Therezinha já alcançou mais de 15 mil pessoas. Para os próximos anos, esse número deve aumentar, provocando ainda mais impacto social.
O fruto de um legado: mais de 15 Mil pessoas beneficiadas
Desde 2022, com a criação do Projeto Therezinha, a ProMarket tem firmado parcerias com instituições sociais na cidade de Agudos e Bauru promovendo mais dignidade e qualidade de vida para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Com o apoio dos parceiros e o engajamento dos funcionários e comunidade local, 842 ações já foram realizadas, distribuídas entre doações, atividades educativas, eventos e campanhas para arrecadação de alimentos e roupas.
Ao total, 15.602 pessoas foram diretamente impactadas com essas iniciativas.

Entre as ações realizadas nesse período, algumas iniciativas merecem destaque especial na trajetória do Projeto Therezinha:
Reaproveitamento de materiais para criação de camas
A partir da iniciativa de logística reversa, a ProMarket utilizou sobras de madeira para fabricar novas mobílias. Ao total, 164 camas de alta qualidade foram construídas e doadas às pessoas mais necessitadas na região. Além do bem-estar social, a ação demonstra o cuidado com o meio ambiente e a responsabilidade no descarte de resíduos.

“Foi muito importante a doação de camas do Projeto Terezinha para as crianças do serviço de acolhimento da Casa da Criança-Paiva, contribuindo para qualidade de vida dos acolhidos. Promovendo assim, conforto e bem-estar. Garantindo que as crianças e os adolescentes recebam atendimento qualificado e adequado de acordo com suas necessidades que garantam igualdade de condições com as demais crianças e adolescentes.”
Thatiane Maria Leão – Coordenadora APMC
Palestras e Oficinas educativas
Com o intuito de conscientizar e capacitar adolescentes e jovens em fase escolar, 107 atividades educativas foram realizadas em diferentes escolas da região, por meio de oficinas e palestras sobre: Bullying, Drogas, entre outros temas. Ao total, 4.127 pessoas foram impactadas e hoje estão mais preparadas para a vida e o mercado de trabalho.

Captação de recursos para ações sociais
Pensando em engajar os funcionários em causas sociais, a ProMarket realizou uma ação interna para a comercialização de produtos comestíveis nas dependências da empresa. Todas as vendas realizadas tiveram o recurso destinado integralmente para os projetos sociais apoiados. De 2022 a 2024, 897 pessoas foram impactadas com essa ação.

Montagem de Biblioteca (2022)
Aproveitando sua expertise em montagem de móveis, a ProMarket auxiliou na montagem do layout da biblioteca do Abrigo Vicentino de Agudos, produzindo estantes para o espaço, bem como doando livros.

Campanhas Especiais
Durante datas comemorativas e/ou campanhas de saúde, a ProMarket realizou 48 ações pontuais para arrecadação de itens de maior necessidade nas instituições parceiras e comunidades locais. Cerca de 1.729 pessoas foram alcançadas por meio de iniciativas como:
Doação de lenços em campanha contra câncer (2022)
Em apoio à Mobilização na Luta contra o câncer, foram destinados recursos próprios para compra de lenços – item de suma importância para o Grupo Portadores de Esperança de Agudos.
Páscoa Solidária
Em 2023 e 2024, a ProMarket fez a doação de chocolates para crianças carentes, tornando a data mais especial para elas.
Doação de Agasalhos
Desde 2022, a empresa tem aproveitado os períodos de baixa temperatura para arrecadar agasalhos e doar aos mais necessitados. Especialmente em 2024, o foco da campanha foram mantas para doação aos moradores de rua.
Natal Solidário
Reconhecendo os impactos da desigualdade social nessa festividade, desde 2022 a ProMarket tem doado brinquedos para crianças carentes nessa época.
Doações de cestas básicas
Com o intuito de minimizar os impactos da desigualdade social na região, a empresa realizou doações de cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade.

Firmando parcerias e transformando realidades
A parceria entre instituições sociais e a ProMarket garante que as pessoas mais necessitadas na cidade de Agudos e Bauru sejam beneficiadas com as doações e ações do projeto Therezinha. Isso tem sido fundamental para o sucesso do projeto e o crescente impacto social gerado na região.
“Temos a alegria de relatar que recebemos doações de camas, que foram destinadas aos assistidos que, até então, não tinham um lugar adequado para dormir. Recebemos relatos emocionantes de crianças que dormiam no sofá, em colchões no chão ou até compartilhando a cama com parentes.
Em setembro de 2023, tivemos a honra de receber as funcionárias Nelisa e Elen, que realizaram uma palestra sobre Combate ao Bullying. Esse é um tema de grande relevância, que abordamos diariamente com nossos usuários.
Em dezembro de 2023, a equipe da ProMarket nos visitou novamente, desta vez para doar brinquedos às crianças e adolescentes, celebrando assim o Natal. Além disso, alguns de nossos usuários tiveram a oportunidade de conhecer a empresa e apresentar uma performance musical, tornando o dia inesquecível e especial para todos.
Agradecemos imensamente pelo apoio e desejamos que o Projeto Therezinha continue a crescer, ajudando ainda mais aqueles que precisam.”