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Rotisseria nos Supermercados: oportunidades e estratégias

Primeiramente, precisamos destacar que, em ritmo de crescimento no Brasil, o setor de rotisseria nos supermercados tem se mostrado uma excelente estratégia para aumentar o ticket médio e a lucratividade das lojas.

Dados apontam que o setor já representa 5,7% dos lucros em grandes hipermercados. Isso sem falar no potencial econômico do modelo foodservice – conceito por trás da tendência das rotisserias.

Pautado na estratégia take away (pegue e leve), o foodservice era prática comum em restaurantes. Durante o pós-pandemia, com o aumento na busca por alimentos frescos prontos para consumo, esse serviço se expandiu para mercearias e supermercados.

Em outras palavras, os supermercadistas aproveitaram a oportunidade e hoje faturam com a venda de itens como: lanches, massas, assados, saladas, molhos e refeições.

Além disso, mais do que ampliar o mix de produtos, os supermercados que investem em rotisserias bem estruturadas, conseguem:

 

    • aumentar o tempo de permanência na loja

    • melhorar a satisfação do consumidor

    • fidelizar novos clientes

    • aumentar o ticket médio

    • otimizar processos internos

    • reduzir perdas no estoque

    • melhorar a lucratividade

Tudo isso por conta de um setor que está em forte expansão e conta com processos simplificados para alavancar as vendas.

Enfim, para você conhecer mais a estratégia, apresentamos abaixo o panorama das rotisserias no Brasil, suas principais vantagens e como aplicar no seu negócio.

Por que investir na rotisseria nos supermercados?

Pesquisas recentes apontam um futuro promissor para o segmento de foodservice e o setor de rotisserias, apresentando estimativas que superam a expectativa dos lojistas.

Segundo o Instituto Foodservice Brasil (IFB), somente em 2025, considerando uma visão conservadora, o segmento deve expandir 2,75%, o que equivale a R$223 bilhões de consumo anual.

Similarmente, a pesquisa Alimentação Hoje, revela que 55% dos operadores desse nicho aumentaram o faturamento no primeiro semestre de 2024, em comparação ao mesmo período de 2023.

E mais:

O Brasil é um dos cinco maiores mercados de foodservice do mundo (Redirection International).

O setor de rotisseria representa 5,7% dos lucros em grandes hipermercados.

Em 2024, o foodservice representou 12,5% nas vendas totais do varejo alimentar (Mtrix Market Insights).

Somados a essas projeções, outros três fatores impulsionam o investimento em rotisserias:

1.      Aumento na demanda por alimentos prontos e semiprontos

Nesse sentido, seja pela falta de tempo ou de habilidade culinária, há uma demanda crescente por alimentos prontos.

 2.      Rotisseria nos supermercados: processo produtivo rápido e otimizado na criação dos alimentos

A produção dos alimentos é rápida e em grande volume – o que depois se transforma em pequenas porções para venda. Muito prático e simples!

 3.      Baixo custo inicial na implantação do setor

Pequenos ou grandes varejistas conseguem montar uma rotisseria. Em síntese, basta ter um mix diversificado de pratos prontos e um expositor adequado para armazenar e expor de forma atrativa.

Confira abaixo um dos cases de sucesso de rotisseria nos supermercados e veja como os expositores ProMarket fizeram a diferença nos resultados.

Case Rotisseria: Faturamento de R$86mil/semana com 3 mesas quentes

Buscando melhorar sua rotisseria, um de nossos clientes, pertencente a uma grande rede de Supermercado, utilizou toda sua eficiência operacional para ampliar o mix de alimentos prontos.

Para impulsionar os novos itens da rotisseria, foi implementada a Mesa Quente da ProMarket, com o intuito de tornar a exposição mais atrativa e funcional para os clientes.

Assim, com essa mudança, cerca de 4% do faturamento total do supermercado ficou representado pelas vendas dos produtos expostos na Mesa Quente.

E mais:

 

    • Margem de lucro superior a 100%

    • Quebra reduzida a apenas 5%

    • Crescimento de vendas de 52% entre 2021 e 2022

    • Faturamento de R$ 86.000,00 por semana com 3 mesas quentes

    • Cerca de 400 marmitas prontas e 600 marmitas de complementos vendidas (dias úteis).

    • 600 marmitas prontas e 800 marmitas de complementos (fins de semana)

Em outras palavras, o alcance desses resultados foi possível graças à utilização de um expositor para rotisseria combinada com diferentes estratégias de marketing e vendas.

Dica do cliente: Explore a sazonalidade da loja e os horários de pico

Para promover a venda dos alimentos e fidelizar o consumidor, o cliente explorou todas as funcionalidades da Mesa Quente ProMarket para aplicar as estratégias de marketing. Confira abaixo!

Estratégias para aumentar as vendas da Rotisseria

Pratos prontos para o dia a dia

Aproveitando a variedade de opções para cada refeição, o cliente investiu em diferentes cardápios para cada momento do dia. Pela manhã, sanduíches prontos e salgados; à tarde, almoço, marmitas e saladas prontas e à noite, sopas, caldos e grelhados.  

Cardápios sazonais

Para os momentos de maior circulação na loja, um cardápio especial foi montado: nos dias de happy hour (quinta a sábado à noite), porções e aperitivos; aos fins de semana, frango assado e costelas.

Datas Comemorativas

Em datas especiais como Carnaval, Páscoa, São João e Natal, o cardápio foi ampliado com comidas especiais, típicas de cada celebração.

Todos os cardápios foram expostos na Mesa Quente ProMarket – um expositor preparado especificamente para o ambiente de rotisseria.

As Mesas Quente e Fria da ProMarket para Rotisserie, junto com o mais recente lançamento de 2025 – a solução Mesa Mix – oferecem ao varejista a possibilidade de montar uma ilha ou setor completo de rotisseria que seja funcional, bonito e eficiente em vendas.

Maximize as vendas com expositores para rotisseria nos supermercados

O novo perfil do consumidor demanda do varejo alimentar um novo tipo de produto: alimentos prontos, mais rápidos e práticos, sem deixar de lado a qualidade e o sabor.

Logo, cada vez mais supermercadistas estão aderindo ao setor de rotisserias como estratégia para melhorar a experiência do cliente e, claro, vender mais.

Na ProMarket essa tendência também gerou impactos, mas na busca por soluções inovadoras para facilitar o armazenamento e exposição dos alimentos prontos.

Hoje, o catálogo de soluções integra os expositores para rotisseria, sendo sua fabricação voltada para rentabilizar os produtos expostos, garantir a praticidade e ergonomia do PDV e manter os alimentos na temperatura ideal por mais tempo.

Entre os modelos disponíveis, destacam-se:

 

    • Mesas Quentes de diferentes tamanhos e personalizações

    • Mesas Frias de diferentes tamanhos e personalizações

    • Mesa Mix (Mesa com pista dupla, Quente e Fria, na mesma peça)

Confira abaixo os detalhes de cada expositor para rotisseria.

Mesas Quentes Rotisserie

Desenvolvidas no conceito de autosserviço, a linha de Mesas Quentes conta com uma estrutura inteligente e moderna que conserva a temperatura dos produtos através de um sistema de alta tecnologia.

Em sua estrutura, é composta por uma pedra interna de granito aquecida na temperatura de 62ºC (temperatura ideal exigida pelos serviços de vigilância sanitária). Isso garante o adequado aquecimento dos alimentos prontos, mantendo os assados, marmitas e porções na temperatura ideal para consumo.

Principais diferenciais das Mesas Quentes

 

    • Mantém os pratos prontos bem aquecidos

    • Estimula o autosserviço e autonomia do cliente

    • Promove a valorização dos alimentos embalados e/ou porções

    • Garante a conservação dos produtos

    • Melhora a visibilidade dos pratos prontos

A Linha Mesas Quentes ProMarket conta com 4 modelos de expositores. São eles:

Mesa Saara: projetada para expor alimentos prontos em espaços centrais

Saara Mais: com tamanho um pouco maior, armazena mais produtos na área central

Mesa Saara Baby: é ideal para ambientes com pouco espaço, podendo se localizar perto do Açougue, Padaria ou Área dos Frios e Fatiados.

Saara Flex: possui a maior estrutura e conta com duas áreas: uma para produção de alimentos e outra para expor produtos.

Mesa Saara Duo: projetada com 3 níveis de exposição, sendo uma mesa quente e duas prateleiras inferiores  Possui base colorida, iluminação em LED e porta preço.

Mesas Frias Rotisserie

Projetadas para conservarem e prolongarem a temperatura dos produtos acondicionados, as Mesas Frias são ideais para exposição de alimentos frescos e bebidas geladas, tais como: sucos, saladas, frutas , refrigerantes etc.

Compostas por uma estrutura com madeira de alto padrão e borda de vidro retroiluminada, garantem aos produtos uma exposição mais atrativa. Por promover esse destaque no PDV, contribuem para a compra de produtos por impulso.

As principais vantagens das Mesas Frias

 

    • Refrigeração por contato

    • Controle de temperatura

    • Alta resistência e qualidade

    • Sistema de exposição funcional e eficiente

    • Estrutura que facilita limpeza e higienização

    • Design moderno com bordas em vidro retroiluminada

    • Prateleiras com bases coloridas e iluminação em LED

Super lançamento APAS 2025: Mesa Mix – dupla funcionalidade para o cross merchandising

Lançada na APAS 2025, a Mesa Mix é a última novidade para o setor de rotisseria da ProMarket.

Projetada a partir do conceito take away, que incentiva o consumo de refeições frescas e embaladas, a Mesa Mix é composta por dois níveis de exposição, um aquecido e o outro refrigerado, além de prateleiras.

Essas funcionalidades permitem tanto o armazenamento refrigerado de bebidas geladas e alimentos frescos, quanto o aquecimento de refeições prontas. Além disso, facilita a aplicação das estratégias de cross merchandising, impulsionando a venda de produtos complementares e a compra por impulso.

 

Principais diferenciais da Mesa Mix

Exposição refrigerada e quente

Na temperatura mais baixa, pode atingir até -6°C , o que ajuda a manter bebidas e alimentos frescos refrigerados por mais tempo. Contudo, na temperatura mais quente, pode manter os alimentos aquecidos até 62º C – seguindo as normas da Vigilância Sanitária.

Estrutura funcional e móvel

Fabricada com madeira de alto padrão, conta com estrutura reforçada, alta capacidade de carga e rodízios reforçados – o que melhora a movimentação para setores da loja.

Segurança e design moderno

Em seu design, possui estilo inovador e atrativo que auxilia na composição do ambiente, tornando a rotisseria mais convidativa. No quesito segurança, possui um sistema inteligente que, em caso de curto-circuito, desliga automaticamente a mesa.

Com essas soluções da ProMarket, sua loja pode aproveitar a tendência do foodservice através de uma rotisseria convidativa, funcional e moderna.

Mercado brasileiro: o futuro da rotisseria nos supermercados

Assim, a expectativa para o crescimento do foodservice no Brasil é positiva e aponta um cenário otimista para o setor de rotisseria nos supermercados.

De acordo com a pesquisa da CNM, 55% dos operadores do setor de foodservice relataram aumento de faturamento no primeiro semestre de 2024. Além disso, 86% dos entrevistados afirmaram que suas operações foram lucrativas, consolidando um cenário positivo para a recuperação do setor.

Investir em sua rotisseria é uma excelente estratégia para aumentar as vendas na sua loja e promover melhor experiência de consumo.

Quer saber mais sobre rotisseria nos supermercados e como o setor pode rentabilizar sua loja?

Há mais de duas décadas, a ProMarket transforma o varejo com soluções em expositores de madeira que unem qualidade, inovação e sustentabilidade. Nosso compromisso vai além de entregar equipamentos — queremos fortalecer parcerias, gerar valor para o seu negócio e criar experiências de compra que realmente fazem a diferença para o consumidor.

Se você busca montar ou renovar a rotisseria da sua loja, fale com nossa equipe. Teremos satisfação em entender sua necessidade e apresentar uma proposta sob medida.

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