Primeiramente, precisamos destacar que, em ritmo de crescimento no Brasil, o setor de rotisseria nos supermercados tem se mostrado uma excelente estratégia para aumentar o ticket médio e a lucratividade das lojas.
Dados apontam que o setor já representa 5,7% dos lucros em grandes hipermercados. Isso sem falar no potencial econômico do modelo foodservice – conceito por trás da tendência das rotisserias.
Pautado na estratégia take away (pegue e leve), o foodservice era prática comum em restaurantes. Durante o pós-pandemia, com o aumento na busca por alimentos frescos prontos para consumo, esse serviço se expandiu para mercearias e supermercados.
Em outras palavras, os supermercadistas aproveitaram a oportunidade e hoje faturam com a venda de itens como: lanches, massas, assados, saladas, molhos e refeições.
Além disso, mais do que ampliar o mix de produtos, os supermercados que investem em rotisserias bem estruturadas, conseguem:
-
- aumentar o tempo de permanência na loja
-
- melhorar a satisfação do consumidor
-
- fidelizar novos clientes
-
- aumentar o ticket médio
-
- otimizar processos internos
-
- reduzir perdas no estoque
-
- melhorar a lucratividade
Tudo isso por conta de um setor que está em forte expansão e conta com processos simplificados para alavancar as vendas.
Enfim, para você conhecer mais a estratégia, apresentamos abaixo o panorama das rotisserias no Brasil, suas principais vantagens e como aplicar no seu negócio.
Por que investir na rotisseria nos supermercados?
Pesquisas recentes apontam um futuro promissor para o segmento de foodservice e o setor de rotisserias, apresentando estimativas que superam a expectativa dos lojistas.
Segundo o Instituto Foodservice Brasil (IFB), somente em 2025, considerando uma visão conservadora, o segmento deve expandir 2,75%, o que equivale a R$223 bilhões de consumo anual.
Similarmente, a pesquisa Alimentação Hoje, revela que 55% dos operadores desse nicho aumentaram o faturamento no primeiro semestre de 2024, em comparação ao mesmo período de 2023.
E mais:
O Brasil é um dos cinco maiores mercados de foodservice do mundo (Redirection International).
O setor de rotisseria representa 5,7% dos lucros em grandes hipermercados.
Em 2024, o foodservice representou 12,5% nas vendas totais do varejo alimentar (Mtrix Market Insights).
Somados a essas projeções, outros três fatores impulsionam o investimento em rotisserias:
1. Aumento na demanda por alimentos prontos e semiprontos
Nesse sentido, seja pela falta de tempo ou de habilidade culinária, há uma demanda crescente por alimentos prontos.
2. Rotisseria nos supermercados: processo produtivo rápido e otimizado na criação dos alimentos
A produção dos alimentos é rápida e em grande volume – o que depois se transforma em pequenas porções para venda. Muito prático e simples!
3. Baixo custo inicial na implantação do setor
Pequenos ou grandes varejistas conseguem montar uma rotisseria. Em síntese, basta ter um mix diversificado de pratos prontos e um expositor adequado para armazenar e expor de forma atrativa.
Confira abaixo um dos cases de sucesso de rotisseria nos supermercados e veja como os expositores ProMarket fizeram a diferença nos resultados.
Case Rotisseria: Faturamento de R$86mil/semana com 3 mesas quentes
Buscando melhorar sua rotisseria, um de nossos clientes, pertencente a uma grande rede de Supermercado, utilizou toda sua eficiência operacional para ampliar o mix de alimentos prontos.
Para impulsionar os novos itens da rotisseria, foi implementada a Mesa Quente da ProMarket, com o intuito de tornar a exposição mais atrativa e funcional para os clientes.
Assim, com essa mudança, cerca de 4% do faturamento total do supermercado ficou representado pelas vendas dos produtos expostos na Mesa Quente.
E mais:
-
- Margem de lucro superior a 100%
-
- Quebra reduzida a apenas 5%
-
- Crescimento de vendas de 52% entre 2021 e 2022
-
- Faturamento de R$ 86.000,00 por semana com 3 mesas quentes
-
- Cerca de 400 marmitas prontas e 600 marmitas de complementos vendidas (dias úteis).
-
- 600 marmitas prontas e 800 marmitas de complementos (fins de semana)
Em outras palavras, o alcance desses resultados foi possível graças à utilização de um expositor para rotisseria combinada com diferentes estratégias de marketing e vendas.
Dica do cliente: Explore a sazonalidade da loja e os horários de pico
Para promover a venda dos alimentos e fidelizar o consumidor, o cliente explorou todas as funcionalidades da Mesa Quente ProMarket para aplicar as estratégias de marketing. Confira abaixo!
Estratégias para aumentar as vendas da Rotisseria
Pratos prontos para o dia a dia
Aproveitando a variedade de opções para cada refeição, o cliente investiu em diferentes cardápios para cada momento do dia. Pela manhã, sanduíches prontos e salgados; à tarde, almoço, marmitas e saladas prontas e à noite, sopas, caldos e grelhados.
Cardápios sazonais
Para os momentos de maior circulação na loja, um cardápio especial foi montado: nos dias de happy hour (quinta a sábado à noite), porções e aperitivos; aos fins de semana, frango assado e costelas.
Datas Comemorativas
Em datas especiais como Carnaval, Páscoa, São João e Natal, o cardápio foi ampliado com comidas especiais, típicas de cada celebração.
Todos os cardápios foram expostos na Mesa Quente ProMarket – um expositor preparado especificamente para o ambiente de rotisseria.
As Mesas Quente e Fria da ProMarket para Rotisserie, junto com o mais recente lançamento de 2025 – a solução Mesa Mix – oferecem ao varejista a possibilidade de montar uma ilha ou setor completo de rotisseria que seja funcional, bonito e eficiente em vendas.
Maximize as vendas com expositores para rotisseria nos supermercados
O novo perfil do consumidor demanda do varejo alimentar um novo tipo de produto: alimentos prontos, mais rápidos e práticos, sem deixar de lado a qualidade e o sabor.
Logo, cada vez mais supermercadistas estão aderindo ao setor de rotisserias como estratégia para melhorar a experiência do cliente e, claro, vender mais.
Na ProMarket essa tendência também gerou impactos, mas na busca por soluções inovadoras para facilitar o armazenamento e exposição dos alimentos prontos.
Hoje, o catálogo de soluções integra os expositores para rotisseria, sendo sua fabricação voltada para rentabilizar os produtos expostos, garantir a praticidade e ergonomia do PDV e manter os alimentos na temperatura ideal por mais tempo.
Entre os modelos disponíveis, destacam-se:
-
- Mesas Quentes de diferentes tamanhos e personalizações
-
- Mesas Frias de diferentes tamanhos e personalizações
-
- Mesa Mix (Mesa com pista dupla, Quente e Fria, na mesma peça)
Confira abaixo os detalhes de cada expositor para rotisseria.
Mesas Quentes Rotisserie

Desenvolvidas no conceito de autosserviço, a linha de Mesas Quentes conta com uma estrutura inteligente e moderna que conserva a temperatura dos produtos através de um sistema de alta tecnologia.
Em sua estrutura, é composta por uma pedra interna de granito aquecida na temperatura de 62ºC (temperatura ideal exigida pelos serviços de vigilância sanitária). Isso garante o adequado aquecimento dos alimentos prontos, mantendo os assados, marmitas e porções na temperatura ideal para consumo.
Principais diferenciais das Mesas Quentes
-
- Mantém os pratos prontos bem aquecidos
-
- Estimula o autosserviço e autonomia do cliente
-
- Promove a valorização dos alimentos embalados e/ou porções
-
- Garante a conservação dos produtos
-
- Melhora a visibilidade dos pratos prontos
A Linha Mesas Quentes ProMarket conta com 4 modelos de expositores. São eles:
Mesa Saara: projetada para expor alimentos prontos em espaços centrais
Saara Mais: com tamanho um pouco maior, armazena mais produtos na área central
Mesa Saara Baby: é ideal para ambientes com pouco espaço, podendo se localizar perto do Açougue, Padaria ou Área dos Frios e Fatiados.
Saara Flex: possui a maior estrutura e conta com duas áreas: uma para produção de alimentos e outra para expor produtos.
Mesa Saara Duo: projetada com 3 níveis de exposição, sendo uma mesa quente e duas prateleiras inferiores Possui base colorida, iluminação em LED e porta preço.
Mesas Frias Rotisserie

Projetadas para conservarem e prolongarem a temperatura dos produtos acondicionados, as Mesas Frias são ideais para exposição de alimentos frescos e bebidas geladas, tais como: sucos, saladas, frutas , refrigerantes etc.
Compostas por uma estrutura com madeira de alto padrão e borda de vidro retroiluminada, garantem aos produtos uma exposição mais atrativa. Por promover esse destaque no PDV, contribuem para a compra de produtos por impulso.
As principais vantagens das Mesas Frias
-
- Refrigeração por contato
-
- Controle de temperatura
-
- Alta resistência e qualidade
-
- Sistema de exposição funcional e eficiente
-
- Estrutura que facilita limpeza e higienização
-
- Design moderno com bordas em vidro retroiluminada
-
- Prateleiras com bases coloridas e iluminação em LED
Super lançamento APAS 2025: Mesa Mix – dupla funcionalidade para o cross merchandising

Lançada na APAS 2025, a Mesa Mix é a última novidade para o setor de rotisseria da ProMarket.
Projetada a partir do conceito take away, que incentiva o consumo de refeições frescas e embaladas, a Mesa Mix é composta por dois níveis de exposição, um aquecido e o outro refrigerado, além de prateleiras.
Essas funcionalidades permitem tanto o armazenamento refrigerado de bebidas geladas e alimentos frescos, quanto o aquecimento de refeições prontas. Além disso, facilita a aplicação das estratégias de cross merchandising, impulsionando a venda de produtos complementares e a compra por impulso.

Principais diferenciais da Mesa Mix
Exposição refrigerada e quente
Na temperatura mais baixa, pode atingir até -6°C , o que ajuda a manter bebidas e alimentos frescos refrigerados por mais tempo. Contudo, na temperatura mais quente, pode manter os alimentos aquecidos até 62º C – seguindo as normas da Vigilância Sanitária.
Estrutura funcional e móvel
Fabricada com madeira de alto padrão, conta com estrutura reforçada, alta capacidade de carga e rodízios reforçados – o que melhora a movimentação para setores da loja.
Segurança e design moderno
Em seu design, possui estilo inovador e atrativo que auxilia na composição do ambiente, tornando a rotisseria mais convidativa. No quesito segurança, possui um sistema inteligente que, em caso de curto-circuito, desliga automaticamente a mesa.
Com essas soluções da ProMarket, sua loja pode aproveitar a tendência do foodservice através de uma rotisseria convidativa, funcional e moderna.
Mercado brasileiro: o futuro da rotisseria nos supermercados
Assim, a expectativa para o crescimento do foodservice no Brasil é positiva e aponta um cenário otimista para o setor de rotisseria nos supermercados.
De acordo com a pesquisa da CNM, 55% dos operadores do setor de foodservice relataram aumento de faturamento no primeiro semestre de 2024. Além disso, 86% dos entrevistados afirmaram que suas operações foram lucrativas, consolidando um cenário positivo para a recuperação do setor.
Investir em sua rotisseria é uma excelente estratégia para aumentar as vendas na sua loja e promover melhor experiência de consumo.
Quer saber mais sobre rotisseria nos supermercados e como o setor pode rentabilizar sua loja?
Há mais de duas décadas, a ProMarket transforma o varejo com soluções em expositores de madeira que unem qualidade, inovação e sustentabilidade. Nosso compromisso vai além de entregar equipamentos — queremos fortalecer parcerias, gerar valor para o seu negócio e criar experiências de compra que realmente fazem a diferença para o consumidor.
Se você busca montar ou renovar a rotisseria da sua loja, fale com nossa equipe. Teremos satisfação em entender sua necessidade e apresentar uma proposta sob medida.