Mês do Consumidor – O que o consumidor espera dos Supermercados
Uma data aguardada por muitos varejistas chegou, dia 15 de março, o Dia do Consumidor. Muitos aproveitam o mote dessa data para encher os olhos dos clientes com promoções, descontos e condições especiais, proporcionando um dia ou uma semana especial.
O Dia do Consumidor ganhou força no Brasil a partir de 2014, após uma campanha feita pelo Buscapé, um site de comparação de preços. Depois disso, vem crescendo cada vez mais como estratégia dos lojistas para atrair clientes e começar o ano com o pé direito.
O que o consumidor espera dos Supermercados
Pensar no cliente e em suas necessidades são pontos decisivos, que fazem a diferença na hora de satisfazer e fidelizar o consumidor. Isso irá fortalecer o relacionamento e blindar seu negócio contra as outras opções disponíveis no mercado.
Pensando em como agradar o cliente, principalmente nessa semana do consumidor, veja o que pode fazer a diferença para sua rede:
1) Construa uma relação de confiança
Mantenha uma relação de transparência com seus consumidores, fornecedores e colaboradores, por meio de um discurso consistente e coerente com aquilo que você pratica. Isso irá gerar uma reputação positiva ao seu negócio.
Dê atenção à sinalização dos preços e às dúvidas dos clientes, pois caso eles se sintam confusos, perderão a confiança ao realizar a compra.
De acordo com o Food Marketing Institute, em seu relatório de 2017 sobre as Tendências de Compras de Supermercados nos EUA, “os consumidores de supermercados querem mais do que apenas informações, e desejam a transparência que envolve toda a experiência de consumo, com garantias de segurança alimentar, busca pela saúde e bem-estar, além de apresentarem um apetite pela descoberta e vontade de se conectarem de forma mais próxima com a comida”.
2) Permita uma experiência agradável ao consumidor
Presencialmente ou online, faça com que a experiência de compra dos seus clientes seja única.
É preciso trabalhar o seu ponto de venda de modo que os visitantes tenham uma experiência agradável e encontrem facilmente o que buscam. Da mesma forma, o ambiente online deve ser simples e intuitivo, para que os clientes não desistam da compra.
Esses são detalhes relevantes, que ajudam a formar a percepção de confiança e qualidade na mente dos consumidores. E o mais relevante: essa experiência permite uma sensação de bem-estar na sua loja (física ou online), o que faz com que eles queiram voltar.
Um estudo solicitado pela empresa norte-americana LogMwIn ao Instituto Ovum (organização inglesa de consultoria e pesquisa), constatou que 82% dos entrevistados deixam de fazer negócios com uma marca devido a uma única experiência ruim.
3) Ofereça um atendimento ágil
Depois do preço, o atendimento é a variável mais importante para os clientes. Os próprios supermercadistas consideram esse quesito como fator de atração e, principalmente, de fidelização do consumidor. É fundamental que os clientes sintam que foram atendidos com cordialidade e eficiência durante suas compras na loja.
Uma pesquisa realizada com 1.400 consumidores em São Paulo, Paraná e Minas Gerais, mostra que 53% consideram excelente o atendimento nos supermercados que frequentam. Contudo, deixam claro que é preciso continuar a melhorar o padrão, demonstrando assim um grau crescente de exigência.
Podemos considerar que sempre existem oportunidades para melhoria no atendimento, buscando maior satisfação dessa outra metade de consumidores, que ainda não considera o atendimento excelente.
4) Atenda as necessidades dos clientes
Cada consumidor tem um hábito, desejo e necessidade específicos na hora da compra. As pessoas são diferentes e possuem maneiras distintas de consumir.
Uma forma de poder atender a expectativa de cada um é conhecer muito bem o perfil do seu público. Só assim será possível criar interações e pensar em estratégias diferenciadas para atendê-lo.
A preocupação maior deve ser a de resolver qualquer tipo de problema dos clientes e não apenas a venda em si.
Uma maneira que conhecer melhor as pessoas que consomem na sua rede é criar um banco de dados a partir dos desejos e preferências de quem compra em seu supermercado. Com essas informações será possível desenvolver campanhas e ofertas direcionadas, de acordo com as expectativas de seus clientes.
Segundo a pesquisa Personalization Pulse Check, realizada pela Accenture, 91% dos consumidores têm mais chances de comprar de marcas que ofereçam ofertas e recomendações relevantes a eles.
Além disso, essa mesma pesquisa mostra que 83% dos entrevistados estão dispostos a compartilhar dados para permitir uma experiência personalizada.
Um bom resultado nas vendas depende de um olhar atento ao consumidor que está cada vez mais exigente e à procura de supermercados que atendam seus desejos e entendam suas necessidades.
Expositores funcionais e de alta qualidade facilitam a limpeza e gerenciamento do estoque.
Confira as soluções da ProMarket.
Fontes:
https://blog.olist.com/1-dia-do-consumidor-data-e-dicas-para-vender-mais/
https://blog.melhorenvio.com.br/dia-do-consumidor-prepare-se-cedo-para-nao-perder-vendas/
https://byprice.com.br/blog/dicas-para-supermercados/o-que-o-cliente-espera-de-um-supermercado/
https://www.supermarketnews.com/consumer-trends/shoppers-want-transparency-fmi-trends-report-reveals
https://www.fgv.br/rae/artigos/revista-rae-vol-38-num-3-ano-nid-45707/
https://www.accenture.com/br-pt/company-news-release-accenture-study-alerts-brands-increasing-gap
![]() |
![]() |