Blog

Segurança no trânsito

Como Garantir Mais Segurança no Trânsito e Evitar Acidentes

Segundo levantamento da Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o terceiro país do mundo que mais mata em acidentes de trânsito. Advinha o principal motivo: falha humana.

O estudo da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego revelou que 9 a cada 10 acidentes são causados por falha humana.Isso engloba:

  • Imprudência – comportamentos negligentes no trânsito
  • Imperícia – falta de habilidade para dirigir
  • Desatenção – não prestar atenção

Sabe o que isso significa?

Quando você, condutor(a) do veículo, não está em um “dia bom”, a probabilidade de causar acidentes é ainda maior. Nesses momentos, é fundamental redobrar a atenção!

Aproveitando a Campanha Setembro Amarelo e as ações em prol da sua saúde física e emocional, trouxemos algumas informações importantes para evitar traumas no trânsito e garantir a sua segurança e de sua família no trânsito.

Por que priorizar a segurança no trânsito?

Como cidadão, todo motorista tem o dever de cumprir com as leis de trânsito, pois qualquer erro simples que cometer, pode gerar impactos irreversíveis na vida dos demais condutores, passageiros e/ou pedestres que circulam pelas vias.

Priorizar a segurança no trânsito é, portanto, um ato de cidadania. É dever de todos! Todos que circulam pela cidade têm sua responsabilidade:

  • Pedestres devem estar atentos(as) às normas que regem o trânsito, buscando evitar situações de perigo.
  • Condutores devem cumprir as regras estabelecidas pela lei, garantindo a integridade física e psicológica das pessoas.

Se cada um fizer a sua parte, o trânsito será mais seguro para todos!

Quais são as principais regras de trânsito?

Setembro Amarelo - ProMarket - Segurança no Trânsito

As normas de trânsito são regidas pelo Código Brasileiro de Trânsito e englobam um conjunto de práticas que garantem a proteção e a prevenção de acidentes que colocam em risco a vida dos pedestres e condutores de carro, moto ou bicicleta.

As ações de segurança no trânsito mais conhecidas pela população são:

  • Dar preferência ao pedestre
  • Respeitar os limites de velocidade
  • Sempre usar o cinto de segurança
  • Manter distância segura dos demais veículos
  • Não jogar objetos ou lixo pela janela dos veículos

A lista completa é bem grande e conta com regras de regulamentação de trânsito (sinalização, velocidade), recomendações mecânicas, medidas de primeiros socorros e cuidados com o meio ambiente.

5 Dicas para promover a segurança no trânsito

Existem cinco dicas simples que podem melhorar a segurança no trânsito e você deve praticar sempre:

1. Pratique a direção defensiva

A direção defensiva estabelece cinco recomendações aos condutores:  atenção aos arredores, ações rápidas, conhecimento sobre as leis de trânsito, previsão de qualquer situação de risco e boas habilidades com o veículo.

Com essas instruções, mesmo diante de condições adversas de trânsito e de situações de imprudência de outros motoristas, vai dirigir de forma mais segura.

2. Respeite todas as normas de trânsito

Se possui CNH, conhece bem as leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Fique atento às regulamentações na via e cumpra com todas as regras!

Isso vai evitar acidentes, livrar você de penalidades legais e de causar danos à sociedade.

3. Sinalize em todas as ações no trânsito

As sinalizações fazem parte da direção defensiva e das regras de trânsito. Elas indicam, com antecedência, qual movimento o veículo vai fazer. Logo, é a principal forma de comunicação entre os condutores.

Sempre sinalize para os demais condutores e pedestres. Assim vai evitar colisões e acidentes!

4. Não utilize o celular enquanto dirige

Esse mau hábito de alguns motoristas pode causar sérios acidentes, por conta da distração causada pelo uso do aparelho telefônico. Sem falar que é considerado infração gravíssima.

Para maior segurança, guarde o aparelho no porta luvas ou em outro local longe do seu alcance. Se possível, desative notificações sonoras para não instigar sua curiosidade.

5. Tenha cuidado com os pedestres, motociclistas e ciclistas

Aqueles que estão à pé, de moto ou bicicleta são os mais vulneráveis a sofrer acidentes.

Conforme a regulamentação do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), os veículos maiores têm responsabilidade sobre os menores e , sempre que for preciso, deve dar preferência ao pedestre. Esses cuidados no trânsito vão evitar muitos transtornos!

Pratique essas dicas e seja um condutor melhor no trânsito.

Lembre-se: priorizar a segurança no trânsito é um ato de cidadania e amor à vida.

Se cuide e proteja quem você ama!