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5 estratégias para aumentar as vendas no mês das mães

O Dia das Mães 2024 deve atingir R$13,2 bilhões de vendas no varejo, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Além da data comemorativa, todo o mês de maio é uma grande oportunidade para os supermercados venderem mais. Afinal, um dos maiores públicos do setor é a mãe, principal responsável por fazer as compras do lar.

Confira neste artigo as principais estratégias para alavancar suas vendas nesta data que é uma das mais importantes para o varejo, principalmente no segmento supermercadista.
Por que preparar sua loja com antecedência?

O Dia das Mães é uma das datas mais importantes para o varejo, pois movimenta o comércio com a alta demanda de presentes para esse público. No ranking de datas comemorativas, esse dia fica atrás somente do Natal.
A boa reputação nas vendas dessa celebração mantêm estimativas sempre animadoras na data. Para 2024, as expectativas são excelentes:

  • cerca de 128 milhões de consumidores devem comprar presentes na data (CNDL / SPC Brasil / Offerwise Pesquisas);
  • vendas devem atingir R$13,2 bilhões de vendas no varejo (CNC);
  • aumento de 3,5% nas vendas, em relação a 2023 (CNC);
  • movimentação estimada de R$40,21 bilhões (CNDL / SPC Brasil / Offerwise Pesquisas)

Ao planejar com antecedência suas ações promocionais, pode explorar todo esse potencial que a data oferece. Isso não se limita ao dia comemorativo, o mês inteiro é oportuno para ofertas especiais para as mães.

Ao expandir o planejamento para todo o mês de maio, potencializa as vendas e constrói oportunidades para fidelizar novos clientes.

Planejar com antecedência é uma das estratégias principais para vender mais neste período.

5 estratégias para aumentar as vendas no mês das mães

Promover ofertas com descontos atrativos é apenas a “ponta do iceberg” promocional. Isso serve para atrair o cliente, mas nem sempre é suficiente para gerar vendas. Mais do que preço, os clientes que visitam lojas físicas buscam uma boa experiência de compra. Logo, nada vai adiantar oferecer produtos com baixo custo e proporcionar uma péssima experiência de atendimento, por exemplo.

Como promover as vendas no mês das mães:

  1. Oferecer a melhor experiência de compra
  2. Ornamentar a loja para o dia das mães
  3. Promover atendimento de qualidade
  4. Construir ambientes personalizados
  5. Expor produtos de forma atrativa

Oferecer a melhor experiência de compra possível

A estratégia de vendas eficaz é aquela que engloba os requisitos mais importantes para o cliente:

· preço justo
· praticidade na compra
· produto de qualidade
· atendimento personalizado
· ambiente de loja agradável

Quando a loja promove esses fatores na medida certa, consegue proporcionar uma experiência de compra positiva para o cliente, ao ponto dele se tornar um divulgador da loja para outras pessoas, atraindo assim novos consumidores. Isso é essencial para aumentar as vendas no mês das mães.

Priorize esses aspectos no planejamento do Dia das Mães. A combinação deles ajuda ampliar as vendas de forma duradoura.

Promover um atendimento personalizado

Embora o atendimento seja um dos itens básicos no varejo, é uma área com muita reclamação por parte dos clientes.
Os supermercadistas que oferecem um bom atendimento, se destacam da concorrência e conquistam a confiança dos consumidores. Além de vender mais, sua loja fideliza os clientes para novas compras.

Como promover um bom atendimento:

  • ensine todos os colaboradores a atender bem, do operacional ao atendimento;
  • crie canais de comunicação com o cliente (ouvidoria, caixa de sugestão , e-mail etc.);
  • construa um script de atendimento presencial e online;
  • treine uma equipe somente para o atendimento.

Ornamentar a loja para atrair as mães

Cuidar da parte estética do ambiente faz parte das técnicas de Visual Merchandising – uma das estratégias mais importantes para o varejo. Ao ornamentar a loja com elementos alusivos ao Dia das Mães, estabelece uma comunicação direta com os familiares que buscam ofertas desse tipo. Também atrai o público principal: as mães.

Na fachada ou entrada, utilize elementos visuais que chamam a atenção do consumidor para entrar na loja. Dentro do PDV, mantenha a comunicação adicionando outros estímulos que despertam os sentidos dos clientes: cheiro, clima , música etc.

Essa ornamentação ampla, com elementos sensoriais, ajuda a construir lembranças positivas e uma boa experiência com sua loja.

Criar ambientes personalizados

Além de ornamentar a loja como um todo, construa espaços personalizados para as promoções.

No interior da loja, estabeleça uma comunicação visual para destacar as ofertas do mês das mães através de mesas expositoras, displays e pontas de gôndolas. Dessa forma, sempre que o cliente visualizar os expositores com essa estrutura, vai associar à campanha promocional. Isso vai melhorar a visibilidade das ofertas e estimular a compra dos produtos com desconto.

Expor produtos de forma chamativa

Colocar cartazes próximo às mercadorias com desconto não é garantia de vendas no mês das mães.

Os produtos em oferta devem ser destacados de forma atrativa e em diferentes expositores (laterais, centrais, gondolas). Essa exposição diferenciada no PDV vai chamar a atenção do cliente e despertar o interesse pela compra.

Durante a jornada de compra, é importante construir diferentes pontos promocionais com expositores variados para estimular a compra. Isso vai gerar mais rentabilidade no final da campanha.

Quais móveis usar no layout do supermercado ?

Na composição dos ambientes, é imprescindível o uso de móveis projetados especialmente para supermercados, com estrutura e acabamentos que promovem uma exposição segura e atrativa. Investir em expositores de alta qualidade , com fabricação em madeira é a melhor opção para quem busca diferenciação da concorrência e fidelização de clientes.

Desde 1997, a ProMarket tem desenvolvido soluções exclusivas de madeira para tornar os supermercados em ambientes mais agradáveis, funcionais e envolventes para o público. Mais de 1000 lojas já receberam nossos expositores e tiveram suas lojas transformadas.

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Promover um ambiente harmônico, com boa estética e funcionalidade, vai fazer toda diferença na experiência de compra para o Dia das Mães.

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